Secretaria Municipal de Assistência Social e Assuntos da Família, em parceria com o SENAC, iniciou nesta segunda-feira (02/06) o Curso de Preparo de Conservas e Compotas Caseiras, reunindo mais de 300 mulheres participantes dos 20 Clubes de Mães do município, distribuídos entre a cidade e o interior.
O curso tem como objetivo ensinar boas práticas no preparo e conservação de alimentos, abordando desde o pré-preparo e melhor aproveitamento de frutas, até técnicas de cocção, escolha de embalagens, esterilização, resfriamento, fechamento e tratamento térmico. As participantes também aprendem a produzir caldas, compotas e geleias de forma artesanal, reconhecendo diferentes tipos de açúcares, frutas frescas e especiarias.
Além de promover o conhecimento, a capacitação oferece uma oportunidade de geração de renda e valorização da produção caseira. Para muitas mulheres, o curso representa uma porta de entrada para o empreendedorismo, fortalecendo a economia familiar e promovendo a autonomia.
O Secretário de Assistência Social, Leandro Legramanti, destacou a importância da iniciativa como forma de aperfeiçoamento profissional, atualização de conhecimentos e integração entre os Clubes de Mães, promovendo a valorização da mulher tanto na cidade quanto no campo.
— “Cursos como este incentivam a cooperação, fortalecem os laços comunitários e oferecem alternativas reais de trabalho e renda para as mulheres do nosso município”, afirmou o secretário.














