Os municípios de Nova Esperança do Sudoeste e Enéas Marques estão entre as 40 cidades do Paraná que serão contempladas com ônibus adaptados para atender a população idosa. A iniciativa faz parte do programa Cuida Mais Paraná, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi).
O anúncio oficial foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 22 de outubro de 2025, por meio da Resolução nº 169/2025, que lista os municípios beneficiados. O objetivo é ampliar o acesso da população idosa a serviços públicos, além de fomentar ações de promoção social, lazer, cultura e integração.
Os veículos são totalmente adaptados, com dispositivos de acessibilidade e capacidade para 38 passageiros, garantindo conforto e segurança no transporte das pessoas idosas. Eles poderão ser utilizados em atividades ligadas aos programas Paraná Amigo da Pessoa Idosa, instituído pela Lei Estadual nº 22.189/2024, e Viaja +60, que promove o turismo social e acessível, além de ações culturais, esportivas e recreativas.
A secretária estadual Leandre Dal Ponte destacou a importância da iniciativa.
“Com o Ônibus Cuida Mais Paraná garantimos que os municípios tenham condições de oferecer transporte adequado, acessível e seguro, para que as pessoas idosas possam participar plenamente das atividades sociais, de lazer e de promoção da cidadania”, afirmou.
Critérios de seleção
De acordo com a Semipi, os municípios contemplados atenderam integralmente aos critérios estabelecidos na Resolução nº 152/2025. Tiveram prioridade as cidades que aderiram à Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), além daquelas com maior percentual de população idosa, conforme o Censo IBGE 2022.
O Paraná se tornou, recentemente, o primeiro Estado da América do Sul reconhecido pela OMS como Amigo da Pessoa Idosa, integrando oficialmente a rede global entre 2025 e 2028.
Com essa conquista, Nova Esperança do Sudoeste e Enéas Marques fortalecem suas políticas públicas voltadas à terceira idade, garantindo mais qualidade de vida, acessibilidade e inclusão social para seus moradores.
















