Na segunda-feira, 9 de fevereiro, às 19h, no Fórum da Comarca de Salto do Lontra, a 2ª Companhia da Polícia Militar participou de uma ação preventiva do Projeto Recomeçar, voltada à orientação e prevenção da violência doméstica contra a mulher.
Na ocasião, o 3º Sgt. Jair, realizou palestra educativa abordando a Lei Maria da Penha, os tipos de violência doméstica e os mecanismos legais de proteção às vítimas. Também foram divulgados os canais de denúncia, as medidas protetivas de urgência e a importância da rede de proteção.
A atividade incentivou a participação da comunidade no enfrentamento à violência, promoveu esclarecimento de dúvidas e fortaleceu a confiança da população nos órgãos de segurança, reforçando o caráter preventivo e educativo da ação.
Programa Recomeço
O Programa Recomeço foi criado pelo Governo do Estado para ampliar a proteção e o acolhimento a mulheres em alto risco, coordenado pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa em parceria com municípios e organizações sociais. A iniciativa garante atendimento humanizado e apoio para reconstrução de vida, sustentada pelos pilares de acolhimento seguro, autonomia e liberdade. O programa foca ainda na capacitação profissional, apoio psicológico e auxílio financeiro.
Denúncias
Em caso de flagrante ou que a situação de violência esteja ocorrendo naquele momento, telefone para denúncia é o 190. Também é possível denunciar violência doméstica contra a mulher pelo telefone 181, de forma anônima.
Fonte: Portal Educadora
















