A Polícia Civil do Paraná (PCPR) logrou êxito em devolver alguns aparelhos celulares furtados, roubados ou extraviados e que foram recuperados por meio de ações policiais. As entregas aconteceram nesta quarta-feira (21) e sexta-feira (23) na 60ª Delegacia Regional de Polícia de Dois Vizinhos.
Para a identificação de cada aparelho e de seu respectivo proprietário, foram analisadas as informações registradas nos boletins de ocorrência. Por meio do número do IMEI, os policiais conseguiram individualizar cada celular e contatar as vítimas para que comparecessem na delegacia de polícia local.
O IMEI pode ser localizado na caixa do aparelho, na nota fiscal ou nos dados da conta do Google ou do IOS vinculada.
Segundo o delegado da PCPR, Rafael Tavares, “as ações fazem parte do Projeto RecuperaCel, que tem como objetivo identificar e restituir celulares furtados ou roubados, fortalecendo a confiança da sociedade na PCPR e contribuindo para a redução da criminalidade. O projeto integra sistemas de rastreamento, análise de dados e diligências policiais para localizar aparelhos desviados e responsabilizar os envolvidos.”
O delegado acrescenta ainda que “é extremamente importante se atentar no momento da compra de um aparelho celular, devendo dar preferência para lojas de confiança, exigir nota fiscal do produto mesmo que usado, além de desconfiar de preços muito baixos. A compra e posse de produto furtado ou roubado pode configurar o crime de receptação”.
ORIENTAÇÃO – A PCPR destaca que foi possível recuperar os celulares das vítimas que apresentaram o número do IMEI no momento da confecção do boletim de ocorrência (BO). Esse dado é essencial para o rastreamento dos aparelhos.
Por isso, a PCPR orienta que as vítimas que ainda não informaram o IMEI podem comparecer à delegacia para complementar o BO. Para aquelas que ainda não realizaram o registro da ocorrência, a orientação é comparecer à delegacia mais próxima para formalizar o registro. Em casos de furtos, a ocorrência pode ser registrada pelo site da PCPR.
Repórter Islan Roque/Portal Educadora
















