Na tarde de quinta-feira, 12, o prefeito de Dois Vizinhos Carlinhos Turatto, que é presidente do Consórcio Pró-Caxias, esteve no aeródromo de Cruzeiro do Iguaçu com os empresários Robson e Gilson Tedesco. Eles foram recepcionados pelo prefeito Jean Cardoso e o secretário de administração Vilmar Possato Duarte para discutir a reativação daquele espaço. No próximo dia 2 de março, a comitiva terá uma audiência na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em Brasília (DF), para dar prosseguimento no processo de liberação da pista para pousos e decolagens. “Recebemos o presidente do consórcio ProCaxias, com os empresários Gilson e Robson Tedesco, e tudo o que nos comprometemos para que as coisas aconteçam no Aeroporto, nós vamos cumprir. Cruzeiro do Iguaçu só tem a ganhar com esse espaço. Hoje tempo é vida, é dinheiro, e a gente precisa desse espaço funcionando. Nós, em Cruzeiro do Iguaçu, assumimos esse compromisso e já estamos licitando o asfalto, num investimento de R$ 8 milhões, destinado pela família Litro, para chegar o asfalto até aqui”, disse o prefeito Jean Cardoso.
O prefeito Carlinhos Turatto falou sobre os trâmites, já que o aeroporto atualmente pertence ao consórcio. “Conseguimos marcar uma audiência e vamos lá lutar por essa liberação. Foi limpo todo o terreno, cortado o mato e agora vai ser pintado porque um aeroporto é importante para que empresas como a Ciss, liderada pelo Gilson e pelo Robson, a Piracanjuba, a Mocelin, a Accord, venham e invistam aqui. O dinheiro não vem pela rodovia, vem pelos ares, os grandes investidores não podem perder tempo. Eles não ficam 12 horas viajando de carro. Essa pista está abandonada há muitos anos, ela é fantástica, tem 1,5 mil metros, é do tamanho da pista de Cascavel e vamos lutar para receber voos novamente. Estaremos em Brasília (DF) e vamos conversar sobre a liberação. Vamos ter acesso de asfalto até aqui, vai ser uma facilidade e, graças a Deus, tudo o que estamos sonhando, colocando no papel, está acontecendo”.
Ele falou sobre a conversa com a Anac. “Vamos levar as fotos, filmagens, mostrar que temos uma pista fantástica, com grande extensão de área e agora conversando com os empresários eles já querem fazer os hangares para termos as aeronaves aqui. Vamos buscar outras empresas, seja a Piracanjuba, Mocelin, tantas outras empresas que vão querer se instalar aqui, valorizando esse município, esse espaço”, completou.
O empresário Gilson Tedesco falou sobre a importância do aeroporto. “Eu sempre falo que uma cidade, uma região, se desenvolve com acessos. Primeiramente, a rodovia. Depois a hidrovia e o aeroporto. Como não temos hidrovias, o aeroporto é um diferencial para desenvolver a região, principalmente, das empresas que estão instaladas e é um chamariz para outras empresas virem se instalar. O espaço é fantástico, está bonito, não está mais abandonado, e vemos que todos estão trabalhando para que esse aeroporto seja viável. Eu e o Robson somos sócios e já nos comprometemos em fazer o hangar assim que tiver liberado para duas ou três aeronaves e outras empresas vão fazer também. Agora vai ser viável ter o aeroporto aqui”, disse.
Robson Tedesco também ressaltou a importância do aeroporto. “A gente ficou muito feliz, sempre voamos e víamos que estava no abandono, mas agora fico feliz em vir visitar e ver que o negócio vai acontecer. Estou ansioso para pousar aqui, para usar esse espaço, trazer investimentos porque o dinheiro ele vem via aérea. O investidor que vem investir na nossa cidade, dificilmente ele vem por terra. Queremos trazer mais investimentos para a região e o aeroporto vai ajudar muito”, conclui.
Fonte: Portal Educadora















