Carregando...

Nova Esperança do Sudoeste

Decreto deixa regras para liberação de atestados médicos mais rígidas em Dois Vizinhos

Carlinhos Turatto (PSD) anunciou a elaboração de um decreto que torna mais rígida a liberação de atestados médicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e nas unidades de saúde de Dois Vizinhos.

Equipe Rádio
Web Nova Esperança

12 nov, 2025
às12:33
Imagem/Reprodução: Portal Educadora

Com exclusividade, durante participação no Educadora News desta segunda-feira, 10 de novembro, o prefeito Carlinhos Turatto (PSD) anunciou a elaboração de um decreto que torna mais rígida a liberação de atestados médicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e nas unidades de saúde de Dois Vizinhos.

A medida foi tomada após constatar que há maior movimentação e número de pedidos de atestados nas sextas e segundas-feiras. “Fizemos um decreto determinando a todos os responsáveis pelas unidades de saúde que o atestado seja concedido apenas a quem realmente precisa. Por que o atestado entra geralmente na segunda e na sexta? Eu não tenho culpa se a pessoa ficar ‘enchendo a cara’ no domingo e, na segunda, quiser pegar atestado. A empresa não pode pagar por isso. A lei vai ser dura, e o médico que for conivente com esse tipo de coisa não vai trabalhar no município de Dois Vizinhos. Precisamos de gente que queira trabalhar aqui. Recebi ligações de grandes empresários pedindo ajuda, porque a situação estava ficando complicada”, afirmou o prefeito.

Ele ressaltou ainda que a Agência do Trabalhador conta com centenas de vagas de emprego. “Nossa equipe está preparada, esperando você, para te colocar em um emprego. O empresário não aguenta mais a carga tributária e, se a gente não fizer nossa parte, cumprir a carga horária, vai ficar ainda mais difícil. Vai ter que fechar a empresa, vai quebrar. Toda empresa anda bem quando o patrão respeita o colaborador e vice-versa”, concluiu.

Rafael Dutra, diretor da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), também comentou sobre o movimento no local. “É uma realidade. Hoje, as nossas principais demandas na UPA são nas segundas e sextas-feiras e, normalmente, precisamos chamar reforço médico para dar conta dos atendimentos. Em conversa com a equipe, percebemos que o principal pedido é o atestado. Quando o paciente não consegue, acaba discutindo com o médico, com a direção, alegando que é um direito dele, mas isso é uma questão de conduta médica, que avalia a real necessidade. Quando o atestado não é concedido, fornecemos uma requisição que comprova que o paciente esteve aqui em consulta”, explicou.

Ele destacou ainda que, recentemente, foi descoberto um esquema de falsificação de atestados em Dois Vizinhos. “Já comunicamos a Polícia Civil e identificamos que uma pessoa estava vendendo documentos falsos em uma empresa da cidade. O nosso atestado, no sistema, gera um QR Code que permite verificar a autenticidade, e aqueles atestados eram nitidamente falsos. Somente uma empresa da cidade recebeu mais de 30 desses atestados falsos. A Polícia está investigando e, em breve, teremos novidades sobre o caso”, concluiu.

Fonte: Portal Educadora

As mais lidas hoje

Dois homens morrem em confronto com a Polícia Militar

SANTA IZABEL DO OESTE: ACIDENTE GRAVE RESULTA EM MORTE NA RODOVIA PR-281

Mulher morre ao sofrer queda com motocicleta na PR-475

Morador de Ampére morre em acidente na PR-182

Homem monitorado por tornozeleira é preso com simulacro e armas brancas em Enéas Marques

Junte-se ao nosso grupo exclusivo!

Receba as principais notícias diretamente no seu celular. Não perca nenhuma atualização importante!

Mais Notícias

DJ é preso em danceteria com mandado de prisão em Francisco Beltrão

Sobe para seis o número de mortos em acidente entre carro e ônibus na PR-490

Homem se envolve em briga e ao tentar fugir, cai e morre

Condutor morre em colisão com quatro veículos na BR-369; PRF encontra 50 kg de maconha no Voyage

Professora morre e 14 pessoas ficam feridas em acidente com van de estudantes em Soledade (RS)

Mulher desaparecida há sete meses é encontrada em área de mata

Homem é preso com rifle após ameaçar a ex-esposa em evento

Francisco Beltrão inicia projeto-piloto de coleta de vidro com instalação de Bombonas identificadas.

Verê – Agressão, invasão e retirada forçada de criança marcam novo caso de violência doméstica

Operação Faro apreende veículo e grande quantidade de mercadorias estrangeiras na PR-182, em Realeza