A educação de Dois Vizinhos foi destaque no Fórum Estadual Extraordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-PR) que foi realizado em Foz do Iguaçu ao receber duas importantes homenagens: o reconhecimento como 3º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre os municípios do Paraná com população entre 30 mil e 100 mil habitantes e também o 3º lugar no Indicador Criança Alfabetizada ao final do 2º ano do Ensino Fundamental em 2024.
“O Ideb é o indicador de eficiência em aprendizagem, medido com as crianças do quinto ano. Ao todo, 600 crianças fizeram essa prova em 2023 e o resultado sempre sai no ano seguinte e a Undime reuniu todos os secretários de educação do Paraná e fez essa entrega de troféus e reconheceu o índice de aprendizagem do nosso município. Também tivemos uma medição do índice de alfabetização e o município ficou com o índice de 85,8% e somente 17% dos municípios do Brasil conseguiram esse nível. Ela é medida através da leitura com fluência, não só silabada, e foi aplicado com todas as nossas crianças do segundo ano. Também avaliamos com crianças de 4 a 6 anos. Nossos profissionais estão de parabéns porque é um resultado que conseguimos dar para a toda a comunidade. Falar de educação é falar de futuro e, com todos os investimentos que a administração tem feito, comprando bons materiais, chamando professores de concurso, estamos fazendo com que as crianças não estejam na escola por estar. Atrás dos números, temos crianças se desenvolvendo, aprendendo e, no futuro, elas vão colher frutos tendo uma profissão boa, um reconhecimento profissional e depois a constituição das suas famílias. A escola é a base de tudo”, disse a secretária Leda Maria Ferrari em entrevista para a Rádio Educadora FM.
Representando o município no evento, estiveram presentes a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Leda Maria Ferrari, e as orientadoras pedagógicas Jailene Dal Bosco e Sirlene Pereira Rosa, que receberam as homenagens em nome de toda a comunidade escolar. O reconhecimento veio por meio de placas de homenagem e agradecimento, que representam não apenas números, mas o impacto positivo na vida de centenas de crianças e suas famílias.
Fonte: Portal Educadora