Carregando...

Nova Esperança do Sudoeste

IA já é realidade também no campo e nosso projeto de lei garante segurança jurídica, defende Gugu Bueno

Com o uso da tecnologia, o Estado também poderá integrar informações de produção, transporte, cooperativas e mercado consumidor, antecipando gargalos e auxiliando o produtor na tomada de decisões no dia a dia do campo.

Equipe Rádio
Web Nova Esperança

às
Imagem/Reprodução: Assessoria

O deputado estadual Gugu Bueno, primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, defendeu a regulamentação do uso da inteligência artificial no agronegócio paranaense como uma medida necessária para dar segurança jurídica e organizar a aplicação da tecnologia no campo. O tema é tratado em projeto de lei da Mesa Executiva, assinado também pelo presidente da Casa, Alexandre Curi, e pela deputada Maria Victória.

Segundo Gugu Bueno, a proposta parte do reconhecimento de que a inteligência artificial já é uma realidade em diversos setores da economia e não pode ficar fora do campo, especialmente em um estado que é referência nacional no agronegócio.

“A inteligência artificial já é uma realidade na nossa vida e em vários setores da economia. Não tem por que o campo ficar de fora disso. O nosso projeto de lei vem justamente para garantir segurança jurídica e permitir que essa tecnologia seja usada de forma organizada no agronegócio”, afirmou.

Na prática, o projeto autoriza o Estado a utilizar ferramentas de inteligência artificial na logística rural, permitindo planejar melhor as rotas de escoamento da produção, acompanhar condições das estradas e do clima, organizar a armazenagem e reduzir perdas no transporte, especialmente para pequenos e médios produtores.

Com o uso da tecnologia, o Estado também poderá integrar informações de produção, transporte, cooperativas e mercado consumidor, antecipando gargalos e auxiliando o produtor na tomada de decisões no dia a dia do campo.

“Esse projeto auxilia diretamente o agronegócio do Paraná. É tecnologia aplicada para melhorar eficiência, reduzir desperdícios e dar mais competitividade a quem produz, principalmente ao pequeno e médio produtor”, destacou o deputado.

Outro ponto central da proposta é criar um ambiente regulatório claro para a adoção dessas ferramentas, evitando insegurança jurídica e garantindo que a inovação chegue ao campo de forma responsável e estruturada.

“O Paraná já é referência no agronegócio e está na vanguarda em muitas áreas. Agora, precisamos dar esse passo também na tecnologia. Nosso projeto regulamenta, dá segurança jurídica e permite que a inteligência artificial seja usada da melhor maneira possível no campo”, completou Gugu Bueno.

O projeto de lei está em tramitação na Assembleia Legislativa e autoriza o Poder Executivo a regulamentar a política, firmar convênios e parcerias, com foco em eficiência logística, sustentabilidade e fortalecimento do agronegócio paranaense.

Fonte: Assessoria

As mais lidas hoje

Identificado jovem baleado em Nova Esperança do Sudoeste que morreu no Hospital Regional de Francisco Beltrão

Adolescente é apreendido e motocicleta irregular é retida após fuga em Salto do Lontra

Polícia Civil e Polícia Militar prendem investigados por homicídio em Nova Esperança do Sudoeste e Salto do Lontra

Mulher é morta com golpes de faca

Polícia Civil prende homem condenado por estupro de vulnerável em Enéas Marques

Junte-se ao nosso grupo exclusivo!

Receba as principais notícias diretamente no seu celular. Não perca nenhuma atualização importante!

Mais Notícias

IPVA 2026: prazos para pagamento da segunda parcela iniciam na segunda-feira

Polícia Militar de Dois Vizinhos prende caminhoneiro embriagado na PR-281

Mais de 40 mil pessoas lotam Show Rural Coopavel em domingo histórico dedicado à família

Israel & Rodolffo encerram em grande estilo os shows do Verão Maior Paraná 2026

Acusados de matar conselheiro tutelar são presos pela Polícia Civil

Polícia Militar apreende pé de maconha de 2,5 metros em residência de Lindoeste

Homem é preso por violência doméstica em Nova Esperança do Sudoeste

Motocicleta é furtada durante a madrugada em Santa Izabel do Oeste

Gravíssimo acidente na Serra do São Brás deixa um morto na noite de sábado

Colisão entre Toyota e C3 em Coronel Vivida