Na última sexta-feira, 13, o prefeito de Dois Vizinhos, Carlinhos Turatto, publicou um vídeo em suas redes sociais, devolvendo os patos que foram retirados no ano passado do Lago da Paz, no Centro Norte, devido a gripe aviária. “Hoje começamos a devolver os patos, aqueles que deram tanta polêmica quando nós recolhemos durante a gripe aviária. Nesta sexta-feira, entregamos oito patos e mais o ganso, e nós vamos entregar no total os 20 animais que nós pegamos aqui no Lago da Paz, só que eles reproduziram e vamos levar outros tantos para outros lagos. Nós não comemos os patos”, disse o prefeito.
Dois Vizinhos é a Capital Nacional do Frango e possui um dos maiores abatedouros de aves da América Latina, além de ser um dos maiores produtores de ovos férteis do Brasil.
A retirada dos patos do Lago da Paz ocorreu em maio de 2025, quando a prefeitura adotou ações preventivas após a confirmação de um caso de gripe aviária em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. O caso foi comunicado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária à Organização Mundial de Saúde Animal, conforme protocolos sanitários internacionais. O registro da doença resultou em restrições temporárias à exportação de carne de frango brasileira por alguns países importadores. Após 28 dias sem novos casos em granjas comerciais, a OMSA declarou encerrado o foco registrado em Montenegro, permitindo a retomada do status sanitário do Brasil.
Fonte: Portal Educadora

















