O Instituto Água e Terra (IAT) confirmou, pela primeira vez, a presença de uma onça-parda (Puma concolor) no Parque Estadual do Rio Guarani, localizado na região Oeste do Paraná.
As imagens foram captadas no mês de janeiro por câmeras de monitoramento instaladas em área de mata fechada dentro do parque.
De acordo com a engenheira florestal Aline Heberle, chefe da unidade de conservação, o registro representa um importante indicativo de melhoria ambiental na região, resultado de ações como o plantio de mudas nativas e o fortalecimento da preservação ambiental.
“As câmeras auxiliam na proteção da fauna e da flora, além de fornecer dados importantes para decisões mais assertivas na gestão do parque”, destacou.
A onça-parda é um felino solitário, de hábitos predominantemente noturnos e carnívoro. A espécie é conhecida pela sua grande capacidade de adaptação a diferentes tipos de habitat.
O Parque Estadual do Rio Guarani está inserido no Corredor Ecológico Iguaçu, abriga mais de 300 espécies de vertebrados e é considerado a maior área de mata contínua das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, depois do Parque Nacional do Iguaçu.
O parque é aberto para visitação de terça a domingo, das 8h às 17h30, e conta com trilhas monitoradas.
📌 Fonte: Agência Estadual de Notícias (AEN)
📸 Fotos: Reprodução















