Carregando...

Nova Esperança do Sudoeste

Paraná celebra seus 171 anos de emancipação política nesta quinta-feira

A data comemora o aniversário do fim do processo de desmembramento do Paraná da província de São Paulo

Equipe Rádio
Web Nova Esperança

19 dez, 2024
às11:09
Imagem/Reprodução: Roberto Dziura Jr/AEN

Nesta quinta-feira (19) o Paraná celebra seus 171 anos de emancipação política. A data comemora o aniversário do fim do processo de desmembramento do Paraná da província de São Paulo, com a chegada e posse do novo presidente da província, Zacarias de Góis e Vasconcelos, em 1853.

O ato foi fundamental para que a região se desenvolvesse economicamente, para que novas cidades surgissem e para a confirmação de uma identidade própria paranaense.

Na época, a emancipação política confirmava uma decisão que tinha sido tomada alguns meses antes, em 29 de agosto de 1853, com a edição da Lei Imperial nº 704, sancionada por Dom Pedro II. O acontecimento histórico transformou a antiga Comarca de Curitiba em uma nova província do Império brasileiro.

O desmembramento atendia a uma demanda das elites políticas e econômicas locais, que consideravam que o governo provincial de São Paulo dava um tratamento secundário às cidades e produtores da região.

Na época da emancipação, a nova província contava com apenas sete municípios: as cidades de Paranaguá e Curitiba, além das vilas do Príncipe (atual Lapa), Antonina, Morretes, Castro e Guaratuba.

A população estimada era de aproximadamente 70 mil habitantes, e as principais fontes de riqueza eram o transporte e invernação do gado trazido do Rio Grande do Sul e com destino a São Paulo, e a produção de mate.

História da emancipação política

Apesar da emancipação ter acontecido somente em 1853, a história do Paraná é muito anterior a isso. Considerando a história do país após a chegada de portugueses à costa brasileira, os primeiros registros de ocupação na região datam de 1501, em Guaraqueçaba, no Litoral.

Com o desenvolvimento dos povoados do Litoral, em 1648 a cidade de Paranaguá foi elevada à condição de Vila por uma concessão do rei Dom João IV de Portugal. Em constante crescimento, os moradores locais pleitearam, em 1811, que Paranaguá se tornasse capital de uma nova província, desanexada da Capitania de São Paulo, o que não foi concedido. No ano seguinte, em 1812, a sede da Comarca foi transferida para Curitiba, que concentrava maior parte das rotas de comércio da região.

O movimento de emancipação teve suas primeiras tentativas formais em 1843, durante a Revolução Liberal de Sorocaba (SP). O processo legislativo formal, no entanto, só passou a tramitar em 1850, com a confirmação do desmembramento em 1853.

Palácio Iguaçu

Um século após a emancipação, o Estado vivenciou um importante momento de modernização com a construção do Palácio Iguaçu, inaugurado em 1954 como parte das comemorações do centenário. O edifício, projetado pelo engenheiro e arquiteto paranaense David Xavier de Azambuja, foi erguido no ponto mais alto do primeiro Centro Cívico criado no Brasil.

O Palácio Iguaçu, que completa 70 anos em 19 de dezembro de 2024, tornou-se então a sede oficial do governo estadual. Com 15.191 metros quadrados de arquitetura modernista, o edifício foi inaugurado pelo então governador Bento Munhoz da Rocha Neto e pelo presidente João Café Filho.

FONTE: BEM PARANA

As mais lidas hoje

Operação conjunta com o BPFRON apreende veículos e carga milionária de contrabando na região

Polícia Militar prende mulher por tráfico de drogas, em Salto do Lontra

Capotamento deixa feridos na PR-471 em Enéas Marques

Homem é encontrado morto ao lado de motocicleta

Homem é morto a facadas pelo inquilino

Junte-se ao nosso grupo exclusivo!

Receba as principais notícias diretamente no seu celular. Não perca nenhuma atualização importante!

Mais Notícias

Eduarda Constantino celebra nova conquista na carreira: “Agora temos um van time!”

Homem fica trancado dormindo por varias dentro de supermercado em Capitão Leônidas Marques

Justiça manda suspender a Expopato 2025 por ausência de alvarás e falhas na segurança

Ratinho Junior decreta estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu após tornado

Adolescente de 14 anos é uma das vítimas de tornado no Paraná

A Magia do Natal vai iluminar Salto do Lontra!

Cruzeiro do Iguaçu também foi atingido por vendaval na tarde de ontem

Homem é preso após agredir a esposa em Marmeleiro

Silo de cerealista se rompe e espalha grãos em Verê

SANTA IZABEL DO OESTE: CONDUTOR PERDE O CONTROLE E CAPOTA VEÍCULO NA PR-886