Carregando...

Nova Esperança do Sudoeste

Ratinho Junior decreta estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu após tornado

O decreto de calamidade pública é uma medida administrativa que reconhece oficialmente a gravidade da situação em um município ou região.

Equipe Rádio
Web Nova Esperança

8 nov, 2025
às12:21
Imagem/Reprodução: Acessoria

O governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou ( Decreto 11.838/2025 ) neste sábado (8), estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, após o tornado que atingiu cerca de 90% das residências e prédios comerciais do município, provocando seis mortes até o momento. O governador está na cidade acompanhando o trabalho da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e das equipes estaduais que prestam atendimento à população e fazem o levantamento dos danos à infraestrutura.

“Desde o início dos primeiros casos relatados pela população, a gente já começou a movimentar as equipes do Interior e também da Capital, principalmente para atender a população desabrigada. Ao longo da noite, também acionamos os hospitais da região, deslocamos ambulâncias para Cascavel e tropas de Londrina e Cascavel para reforçar os atendimentos. Por volta das 4h da manhã, foram chegando mais equipes”, afirmou o governador.

“Agora estamos aqui para fazer o levantamento local da infraestrutura atingida. Como cerca de 90% da cidade foi afetada, decretei o estado de calamidade pública, que nos permite dar mais celeridade aos atendimentos e à liberação de recursos. Já determinei que a Cohapar estude estratégias para a reconstrução das moradias e estamos preparando alojamentos para garantir o amparo às famílias”, completou Ratinho Junior.

O decreto de calamidade pública é uma medida administrativa que reconhece oficialmente a gravidade da situação em um município ou região. Ele permite que o governo estadual adote procedimentos emergenciais, como a dispensa de licitações, a mobilização imediata de recursos e o pedido de apoio federal. O objetivo é acelerar a resposta às situações de desastre e dar suporte mais rápido à população atingida.

A partir do decreto, o município também pode solicitar recursos da União e do Fundo Estadual de Calamidade Pública, além de firmar convênios emergenciais para reconstrução.

MOBILIZAÇÃO – Desde a noite de sexta-feira (7), equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Sanepar, Copel e Secretaria de Estado da Saúde trabalham em conjunto para restabelecer os serviços essenciais e atender a população. O Governo do Estado também enviou ambulâncias, maquinários, caminhões e tropas de apoio de várias regiões do Paraná.

FUNDO ESTADUAL – O Paraná conta com um Fundo Estadual de Calamidade Pública, administrado pela Defesa Civil, que é utilizado exclusivamente em situações de emergência e desastres naturais. O fundo financia ações como reconstrução de infraestrutura, aquisição de materiais de assistência humanitária, abrigo temporário e recuperação de equipamentos públicos.

Nesta semana, o Governo do Estado destinou R$ 50 milhões ao fundo para o atendimento a municípios atingidos pelas chuvas que afetaram o Paraná na semana anterior, reforçando a capacidade de resposta a eventos extremos. Os recursos também visam ampliar o apoio aos municípios que enfrentam situações de emergência, permitindo que o atendimento chegue de forma mais rápida e eficiente.

Fonte: AEN

As mais lidas hoje

Dois homens morrem em confronto com a Polícia Militar

SANTA IZABEL DO OESTE: ACIDENTE GRAVE RESULTA EM MORTE NA RODOVIA PR-281

Mulher morre ao sofrer queda com motocicleta na PR-475

Morador de Ampére morre em acidente na PR-182

Homem monitorado por tornozeleira é preso com simulacro e armas brancas em Enéas Marques

Junte-se ao nosso grupo exclusivo!

Receba as principais notícias diretamente no seu celular. Não perca nenhuma atualização importante!

Mais Notícias

Mulher desaparecida há sete meses é encontrada em área de mata

Homem é preso com rifle após ameaçar a ex-esposa em evento

Francisco Beltrão inicia projeto-piloto de coleta de vidro com instalação de Bombonas identificadas.

Verê – Agressão, invasão e retirada forçada de criança marcam novo caso de violência doméstica

Operação Faro apreende veículo e grande quantidade de mercadorias estrangeiras na PR-182, em Realeza

Acidente entre carro e moto deixa pessoas feridas em Capitão Leônidas Marques

PCPR deflagra megaoperação com 114 ordens judiciais contra organização criminosa

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

Caminhão tomba e pega fogo após colisão na PR-566; passageiro morre carbonizado

Carreata de Natal Havan estará em Francisco Beltrão