Carregando...

Nova Esperança do Sudoeste

Setor de serviços cresce 4,1% no Paraná entre janeiro e outubro

Com o aumento na atividade, as empresas de serviços também registraram crescimento de receita nominal. Ao longo dos dez primeiros meses de 2024, o setor de serviços do Paraná teve um aumento de 9,1% na receita, enquanto a média nacional foi de 7,8%.

Equipe Rádio
Web Nova Esperança

12 dez, 2024
às07:48
Imagem/Reprodução: Ari Dias/AEN

 O setor de serviços do Paraná cresceu 4,1% entre janeiro e outubro de 2024 na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quarta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta paranaense é superior à média nacional do período, que foi de 3,1%.

Com o aumento na atividade, as empresas de serviços também registraram crescimento de receita nominal. Ao longo dos dez primeiros meses de 2024, o setor de serviços do Paraná teve um aumento de 9,1% na receita, enquanto a média nacional foi de 7,8%.

Na comparação entre outubro e setembro, o volume de serviços do Paraná teve crescimento de 2,1%, praticamente o dobro do registrado pelo Brasil na mesma comparação, de 1,1%. O mesmo vale para o aumento no faturamento. Enquanto as empresas do Paraná tiveram alta de 1,4%, o crescimento médio nacional foi de 0,8%.

ATIVIDADES – A pesquisa aponta que o Paraná registra alta em todos os cinco diferentes segmentos de serviços, o que demonstra o dinamismo da economia paranaense. O maior crescimento foi registrado pelo segmento de serviços de informação e comunicação, com alta de 6,6% ao longo do ano.

Com alta de 5,9%, está o segmento classificado pelo IBGE como outros serviços, que engloba atividades imobiliárias, manutenções, atividades de apoio à agricultura, serviços financeiros, gestão de resíduos, entre outros.

Na sequência estão os serviços profissionais, administrativos e complementares, com alta de 5,6%, os serviços prestados às famílias, com crescimento de 4,7%, e as atividades de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, com aumento de 2,2%.

Todas as diferentes atividades também registraram forte alta de faturamento entre janeiro e outubro. Serviços profissionais, administrativos e complementares faturaram 10,9% a mais neste ano em relação aos dez primeiros meses de 2023. Na sequência estão serviços prestados às famílias (10,7%), outros serviços (10,7%), serviços de informação e comunicação (10%) e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (7,3%).

PESQUISA – A Pesquisa Mensal de Serviços produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor, investigando a receita bruta de serviços das empresas, com 20 pessoas ou mais ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.

Os resultados completos sobre o Paraná, Brasil e outros estados podem ser consultados no Sidra, o banco de dados do IBGE.

FONTE: Agência Estadual de Notícias do Paraná | FOTO: Ari Dias/AEN

As mais lidas hoje

Vítimas Identificadas em Acidente com Três Mortes em Nova Esperança do Sudoeste

Polícia Militar prende mulher por tráfico de drogas, em Salto do Lontra

Capotamento deixa feridos na PR-471 em Enéas Marques

Homem é encontrado morto ao lado de motocicleta

Homem, de 27 anos, foi encontrado em óbito, no interior de uma residência, em Dois Vizinhos.

Junte-se ao nosso grupo exclusivo!

Receba as principais notícias diretamente no seu celular. Não perca nenhuma atualização importante!

Mais Notícias

Polícia Civil prende casal em flagrante por tráfico de drogas, em Dois Vizinhos

Salto do Lontra: Vice-Prefeita Ana Madruga assume nova secretaria de políticas públicas para as mulheres, idosos e igualdade racial

Dois Vizinhos: Homem é preso em flagrante pelos crimes de cárcere privado, ameaça e lesão corporal

Polícia Militar prende mulher por tráfico de drogas, em Salto do Lontra

Santa Izabel do Oeste: homem desaparecido é encontrado sem vida

Homem é socorrido em estado grave após colisão entre caminhão e bicicleta

Beltronense que estava desaparecido é encontrado sem vida nas águas em Nova Prata do Iguaçu

Produtores de leite fazem protesto em São Jorge D’Oeste

Produtores de leite organizam protesto por valorização da atividade

Duovizinhense vítima de disparos de arma de fogo, morre no hospital